quinta-feira, 31 de março de 2016

Recebidos/Sensato Du-etos

"Insana Sensatez"



Hoje enfrentei um desafio, separar o carinho que tenho pelo Sensato da minha imparcialidade para analisar sua obra “Insana Sensatez”. Começo a  secar a água do fubá para fazer a polenta...

Sensato, cadê a Bahia na capa? Cadê um tiquinho de que nas 11 faixas têm um palato mais mole que sonoriza um iôiô, Marião, “virar presa fácil do seu calô, desenrolar a rima, vamos simbôra”? Você preferiu o concreto, o prédio, ainda assim o céu alaranjado traz poesia, e os pés descalços é de quem gosta de terra.

Para analisar este trabalho pensei em separar por acordes de aroma como se fosse um perfume: canela, florais, aromas mais delicados, o som tem cheiro. Percebi notas de Reggae, MPB, calmaria, clareza nas palavras, sopro leve e participações de qualidade.

Ouvi o CD aleatoriamente, comecei pela faixa 7, “Sorriso 180 Graus”, instrumental suingado, mas a levada é tão lugar comum. A letra é boa, voz e afinação, mas deveria destampar a panela e deixar o caldo derramar.

Depois dei um salto para a faixa 9, “Para me Redimir”, esta de refrão e dueto muito gostoso, Katia, parabéns! Bela voz e afinação. Mas essas duas notas do violão achei que não casou muito bem.

O “Meu Peito Aperta”, essa música me fez viajar, os melismas ficaram bons. Reforçaria o refrão, fiquei emocionado, você atingiu o seu objetivo, do que vale pancadas fortes se elas não se fixam no coração? "O ar ficou rarefeito". Parabéns!

Agora as cerejas do bolo:
“Dragões que Cospem Rimas”, delícia de refrão, boa rima, participações fantásticas, tudo redondo, aqui sim, achei o Sensato, do S maiúsculo de Sensatez, quero essas com banda ao vivo! Atenda ao meu pedido! BF, viva Saramago!

“Marião”, sem palavras, mulheres das quais são pouco faladas, lideres, bom coração e ao mesmo tempo temidas. Isso da videoclipe, vá para um viés inédito, chapa meu amigo! Sonoridade muito bacana, parece que essa mulher ficou aqui do meu lado enquanto eu ouvia. Impressionou com essa verdade!

“Gata Parida” é a alusão perfeita, brincadeira de criança que virou música e título bom. Olha o poder do poeta, disse o que já disseram com um novo olhar.

Já “Síntese”, “Antítese”, nada contrário, boa para dançar coladinho, tipo zumba, moderninha.

Grande obra! Belo trabalho! Território sagrado.
Por fim, fiquei feliz ao ouvir o barulhinho do vinil na introdução.


Quer um artigo de Rafael Teixeira sobre seu trabalho?
Envie para 1,2&J.A
umdoisejaoficial@gmail.com e adquira o endereço físico.

Insana Sensatez
Perfil do Facebook Sensato Du-etos


Assista ao primeiro videoclipe do artista, lançado no ultimo dia 26, Pois é.

Gostou? Participe do Blog, comente.

Valeu


Um comentário:

  1. Parabéns!
    Amigo Sensato poeta residente aqui da nossa Guarulhos, menino bom Baiano cheio de orgulho.
    Progresso Sempre e Viver é o melhor que há.
    #Viradonos30

    ResponderExcluir